Terça-feira, 2021-01-26, 9:38 PM | Bem-vindo Convidado | Registrar-se | Login
RSS

Minhas Pinturas

Registro da pintura

Registro Artístico da Pintura (RAP - 44)

1 – Dados autorais:

    . Título: Buraco da Minhoca (Wormhole)

    . Nº: 44

    . Autor: Marcos Antonio Moreira Vidinha

    . Ano: 2020

    . Dimensões: 40 cm (altura) x 60 cm (largura)

    . Local: Santos – Estado de São Paulo - Brasil

    . Copy: Representação artística da hipótese científica da existência de um “atalho” no “tecido” do espaço-tempo caracterizado por um “tubo” com pelo menos duas “bocas”.

  . Técnica: pintura mista (acrílica / óleo)

2 – Agradecimento e dedicatória:

    . Agradecimento: A Deus pelo milagre da vida e pela paciência que tem comigo.

    . Dedicatória: Dedico esta obra a Vera Lúcia Moreira Vidinha (minha irmã – ‘In memorian’).

3 – Emoções:

. Emoções objetivadas: surpresa, curiosidade e reflexão.

. Emoções sentidas na execução: tranquilidade, paz e insegurança.

. Atmosfera (cores): estimulante (claro x escuro).

. Conceito artístico: imaginação (quando obriga os sentidos a produzir imagens) e estranhamento (visa chocar a estética tradicional).

4 – Composição geral:

    . Fonte de inspiração: criação sobre uma hipótese científica.

    . Classificação: paisagem (imaginaria, do universo).

   . Estilo de composição: livre de regras.

        . Motivo principal: o buraco da minhoca.

. Localização: passagem pelos quatro pontos de ouro.

        . Pontos focais: 3

 . Identificação: “boca” de entrada do buraco da minhoca; galáxia e a nebulosa principal.

 . Processo de criação: dimensão, tonalidade clara, cor clara, contorno nítido, empasto, forma especial.

          . Plano principal (processo de ênfase): não tem.

  . Contrastes: tonalidades, espessura de tinta, textura e contornos.

  . Escala (referencial ótico): não.

  . Unidade (similaridade): tonalidades, formas, linhas, pinceladas e marcas de espátula.

  . Variedade (diversidade): cores.

  . Dramatização (impacto): tonalidades, cores e formas.

  . Manifestação de vida: não.

5 – Composição de formas e de massas:

  . Simetria: assimétrica.

  . Esquema compositivo geométrico: combinação das letras I e U.

  . Tipo das formas: intrigantes.

  . Grau de complexidade dos detalhes: simples.

  . Equilíbrio de distribuição de massas: sim.

  . Equilíbrio de formas e de espaços vazios: sim.

  . Número de divisões virtuais da tela (Progressão em PHI):

       .  na altura da tela: 2 eixos.

       .  na largura da tela: 4 eixos.

  . Moldura: não.

6 – Composição de cores:

  . Estilo pictórico: policromático.

       . Tipo de acorde: não há.

  . Gama de cores: frias (preponderantes) e quentes.

  . Estados da cor: saturada, suavizada e misturada.

  . Equilíbrio pictórico entre áreas de cores claras e escuras: sim.

  . Tonalidades (graus de luminosidade): claras, médias, escuras.

  . Acabamento dos campos de cor:

             . Plano (chapado): esfumado, brilhante e opaco.

       . Texturado: empasto.

  . Misturas de cores nos principais campos de cor: cadmium red deep (seco) + phthalo green (úmido)

7 – Composição de movimento:

  . Sonoridade: cena sonora.

  . Movimento induzido: movimento dos corpos celestes.

       . Movimento principal dos olhos pela tela: através da linha sinuosa do buraco da minhoca.

  . Barreira: não.

8 – Composição de profundidade: pelo desenvolvimento do traçado do buraco da minhoca.

9 – Composição de iluminação:

  . Fonte: proveniente dos corpos celestes.

  . Plano de iluminação: local (dos corpos celestes).

10 – Selagem, Imprimação e Textura do painel:

  . Selagem: executada pelo fabricante do painel.

. Imprimação (duas camadas): cola branca (1) + água (2); gesso acrílico (1) diluído em solução aquosa (1) + de verniz acrílico brilhante (1).

. Textura (imprimação): xadrez (horizontal e vertical).

11 – Execução da pintura:

  . Mistura das tintas: paleta.

       . Método: Indireto (por camadas).

  . Sequencial: de figuras: primeiro as negativas depois as positivas.

       . Técnicas: pincelada chapada (em “X”, vertical, horizontal, inclinada, curva), marcas de espátula (empasto), pintura de pontos, esfumado (pincel e dedo), pintura com dedo.

  . Camadas: tinta molhada sobre tinta molhada, tinta molhada sobre tinta seca.

  . Fatura (trabalho de pincel ou de espátula): normal.

  . Plasticidade: sim (empasto efetuado com o dedo).

  . Dedicação: maior nas figuras positivas.

  . Contornos: nítidos, suavizados  e interrompidos.

  . Período de execução:

       . idéia: 07.08.20

       . imprimação da tela: 11.08.20 a 13.08.20

       . composição de formas e massas: 07.08.20 a 05.10.20

       . composição pictórica: 07.08.20 a 10.10.20

       . desenho (papel): 29.08.20

       . desenho (tela): 06.10.20

       . imprimatura (“queimada”): na cor verde claro (chromium oxide green + totanium White), 15.08.20

       . esboço da pintura (Underpainting): Broking in – 07.10.20 a 31.10.20

       . pintura (Overpainting): 01.11.20 a 17.11.20

  . Modificação da pintura: sim (arrependimentos - tinta úmida; retoques - tinta seca).

12 – Materiais:

  . Painel: marca Ideal, formato (paisagem, figura, marinha), dimensões (40 cm - altura x 60 cm - largura), tecido de algodão com aplicação de base acrílica (selante).

OBS: Painel reutilizado, foi usado durante vários anos para realização de testes de misturas de cor e testes de pincelada. Em 2020 instalei madeira de apoio intermediário no chassi (não veio de fábrica) e em agosto/2020 resolvi utilizá-lo para esta pintura.

       . Imprimação: verniz acrílico brilhante – marca: Corfix, gesso acrílico – marca: Corfix, cola branca – marca: Cascorez extra.

  . Paleta de tintas acrílicas (marca/cor):

         .  Winsor & Newton (linha: Artist’s Acrylic): dioxazine purpure, quinacridone Violet, perylene red, naphthol red light, azo yellow médium, chromium oxide green e phthalo green – (blue shade), titanium white.      

        . Sennelier: cyan primaire.

        . Liquitex: neutral gray.

        . Acrilex: preto 320.

  . Paleta de tintas à oleo (marca/cor):

   . Winsor & Newton (linha: Artist’s Oil Colour): bright red e winsor green (phthalo). 

        . Corfix: azul celeste, magenta, sombra queimada e branco de titânio.

  . Materiais da pintura acrílica:

        . gloss médium: marca: Galeria – Winsor & Newton;

        . matt médium: marca: Liquitex;

        . gel médium: marca: Corfix;

        . retardador de secagem (médium acrílico): marca: Acrilex.

  13 – Instrumentos de pintura:

  . Pincéis:

      .  Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 10 – chato – pelo de marta tropical

      .  Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 0 – chato – pelo de marta tropical

      .  Marca: Tigre – Ref: 181 – nº 4 – chato – orelha de boi

      .  Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 18 – chato – cerda de porco

      .  Marca: Tigre – Ref: 484 – nº 8 – ovalado  – sintético

      .  Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 2 – chato – cerda de porco

      .  Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 4 – chato – cerda de porco

      .  Marca: Tigre – trincha – 38 mm

      .  Marca: Tigre – trincha nº 520 – 35 mm

      .  Marca: Tigre – trincha – 60 mm

  . Espátulas:

      .  Marca: Van Gogh – nº 1011 – formato gota

      Marca: Van Gogh – nº 1001 – formato losango

  .  Instrumentos auxiliares: calibrador de misturas de tintas, pincel de ponta de madeira de ponta e esponja.

Santos (BR), 19 de novembro de 2020

Marcos Antonio Moreira Vidinha

Estatísticas


Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0