Sexta-feira, 2017-11-24, 2:04 PM | Bem-vindo Convidado | Registrar-se | Login
RSS

Minhas Pinturas

Registro da pintura

Registro Artístico da Pintura (RAP - 39)

1 – Dados autorais:

1.1 - Título: Luzes mágicas

1.2 - Nº: 39

1.3 - Autor: Marcos Antonio Moreira Vidinha

2 – Informações emocionais:

2.1 - Agradecimento: À Deus pelo milagre da vida e pela paciência que tem comigo.

2.2 - Dedicatória: Dedico esta obra a Ondina de Sousa Moreira Vidinha (minha esposa).

2.3 - Fonte de inspiração: Fotos e imagens.

2.4 - Atmosfera (cores): Tranquilidade.

2.5 - Possíveis emoções transmitidas: Paz.    

2.6 - Emoções sentidas durante a execução da pintura: Tranquilidade, inquietação, paz, raiva, medo, insegurança.

3 – Classificação e estilo:

3.1 - Classificação: Paisagem.

3.2 - Estilo de composição: Livre de regras.

3.3 - Estilo pictórico: Policromático.

4 – Composição geral:

4.1 - Conceitos estéticos artísticos: Prazer.

4.2 - Motivo principal: Luzes.

4.3 - Número de pontos focais (identificação - processo de criação): 1 (Lua - tonalidade clara e cor clara).

4.4 - Plano principal (processo de ênfase): Plano de fundo (contraste de tonalidades).

4.5 - Contrastes: Tonalidades e espessura de tinta.

4.6 - Escala (referencial ótico): Não há.

4.7 - Unidade (similaridade): tonalidades, cores, formas, linhas e pinceladas.

4.8 - Variedade (diversidade): tonalidades, cores e marcas de espátula.

4.9 - Dramatização (impacto): Não há.

4.10 - Manifestação de vida: Não há.

5 – Composição de formas e de massas:

5.1 - Simetria: Assimétrica.

5.2 - Esquema compositivo geométrico: Triângulos, retângulos e círculo.

5.3 - Tipo das formas: Normais.

5.4 - Grau de complexidade dos detalhes: Simples.

5.5 - Equilíbrio de distribuição de massas: Sim.

5.6 - Equilíbrio de formas e de espaços vazios: Sim.

5.7 - Número de divisões virtuais da tela (Progressão em PHI):  

. na altura da tela: 3 eixos.

. na largura da tela: 4 eixos.

5.8 - Moldura: Não.

6 – Composição de cores:

6.1 - Gama de cores: quentes, frias, terras e suavizadas (tom pastel).

6.2 - Equilíbrio pictórico entre áreas de cores claras e escuras: Não.

6.3 - Valores de tonalidade (graus de luminosidade): 0, 10, 20, 40, 50, 60, 70, 90 e 100.

6.4 - Luminosidade dos campos de cor: Fosca e opaca.

6.5 - Acabamento dos campos de cor: Liso e impasto.

7 – Composição de movimento:

7.1 - Sonoridade: Cena sonora (ação).

7.2 - Movimento principal dos olhos pela tela: Lua / luz (na forma de chamas) / cadeia de montanhas / luz (na forma de tridente).

7.3 - Movimento induzido: Sim (movimento das luzes mágicas).

7.4 - Barreira: Não.

8 – Composição de profundidade: justaposição de planos sucessivos.

9 – Composição de iluminação:

9.1 - Fonte: Lua.

9.2 - Plano de iluminação: Contra luz (plano de fundo e planos intermediários).

10 – Imprimação do painel:

10.1 - Camadas de imprimação:

- primeira camada: resina acrílica (aplicada pelo fabricante do painel).

- camada complementar (aplicada por mim): Basecryl.

10.2 - Textura da imprimação: Xadrez (horizontal e vertical).

11 – Execução da pintura:

11.1 - Local de mistura das tintas: Paleta e tela (mistura física).

11.2 - Método de execução da pintura: Sequencial de figuras: primeiro as negativas depois as positivas.

11.3 - Técnicas de pintura utilizadas: Pincelada chapada, pincelada de impasto, marcas de espátula (impasto), pincel seco e pintura de pontos.

11.4 - Sobreposição de tinta: Tinta molhada sobre tinta molhada e tinta molhada sobre tinta seca.

11.5 - Tipo de pinceladas utilizadas: Cruzada (“X”), direcionada (vertical, horizontal, inclinada, curva), demarcada (modelagem), traço, batidinhas e pontinhos.

11.6 - Fatura (trabalho de pincel ou de espátula): Normal e delicada.

11.7 - Plasticidade: Sim (pinceladas nítidas, impasto).

11.8 - Nível de dedicação (formas positivas e negativas): Maior nas figuras positivas.

11.9 - Acabamento dos contornos: Nítidos e suavizados.

11.10 - Período de execução:

. idéia: 2016

. imprimação da tela (por mim): 14.12.16

. composição de formas e massas: 02.04.17 a 18.04.17

. composição pictórica: 02.04.17 a 17.08.17

. desenho (papel): 17.04.17 a 18.04.17

. desenho (tela): 20.04.17

. preparação da tela: lavada com óleo de linhaça (22.04.17 a 23.04.17)

. pintura: 22.04.17 a 25.10.17

11.11 - Modificação da pintura: Sim (arrependimentos - tinta úmida; retoques - tinta seca).

12 – Materiais:

12.1 - Painel: Formato (paisagem), marca (Ideal), dimensões (40 cm - altura x 60 cm - largura), tecido (algodão).

12.2 - Imprimação: Basecryl.

12.3 - Paleta de tintas acrílicas (marca: Winsor & Newton – linha: Artist’s Acrylic): titanium White e burnt umber, ambos usados na moldura da tela.     

12.4 - Paleta de tintas a óleo (marca: Winsor & Newton – linha: Artist’s Oil Colour): chrome yellow hue, bright red, winsor blue – red shade (phthalo), winsor green (phthalo) e titanium white. 

12.5 - Paleta de tintas a óleo (marca: Corfix): amarelo cádmio, azul celeste, magenta e sombra queimada.

12.6 - Materiais da pintura a óleo: Óleo de linhaça – marca: Acrilex.

13 – Instrumentos de pintura:

13.1 - Pincéis:

- Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 10 – chato – pelo de marta tropical

- Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 0 – chato – pelo de marta tropical

- Marca: Tigre – Ref: 308 – nº 2/0 – redondo – pelo de marta tropical

- Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 6 – chato – cerda de porco

- Marca: Tigre – Ref: 484 – nº 8 – ovalado  – sintético

13.2 - Espátulas:

- Marca: Van Gogh – nº 1020 – formato triangular

- Marca: Van Gogh – nº 1001 – formato triangular

13.3 - Instrumentos auxiliares: Calibrador de misturas de tintas e pincel de madeira.

Santos (BR), 26 de outubro de 2017

Marcos Antonio Moreira Vidinha

Estatísticas


Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0