Quarta-feira, 2020-07-08, 2:10 PM | Bem-vindo Convidado | Registrar-se | Login
RSS

Minhas Pinturas

Registro da pintura

Registro Artístico da Pintura (RAP - 42)

1 – Dados autorais:

. Título: Política Perversa (Perverse Politics)

. Nº: 42

. Autor: Marcos Antonio Moreira Vidinha

2 – Agradecimento e dedicatória:

. Agradecimento: A Deus pelo milagre da vida e pela paciência que tem comigo.

. Dedicatória: Dedico esta obra às vítimas dos políticos que praticam Políticas Perversas   que causam sofrimentos e mortes, enlutando famílias, no Brasil e no Mundo.

3 – Emoções:

. Objetivadas: curiosidade, reflexão e tristeza.    

. Sentidas na execução: tranquilidade e paz.

. Atmosfera: hostilidade, tenebrosa e tensão.

. Conceito artístico: imaginação.

4 – Composição geral:

. Fonte de inspiração: criação.

. Classificação: ambiente interno com paisagem (imaginaria e marinha).

. Estilo de composição: parcialmente subordinado às regras.

. Motivo principal (localização): paisagem (nos quatro pontos de ouro).

. Número de pontos focais (identificação - processo de criação): 1 (sol - cor clara).

. Plano principal (processo de ênfase): plano de fundo (perspectiva).

. Contrastes: tonalidades.

. Escala (referencial ótico): não.

. Unidade (similaridade): cores, formas, linhas e pinceladas.

. Variedade (diversidade): tonalidades.

. Dramatização (impacto): enquadramento, tonalidades e cores.

. Manifestação de vida: não há.

5 – Composição de formas e de massas:

. Simetria: quase simétrica.

. Esquema compositivo geométrico: retângulos e trapézios.

. Tipo das formas: normais.

. Grau de complexidade dos detalhes: simples.

. Equilíbrio de distribuição de massas: sim.

. Equilíbrio de formas e de espaços vazios: não.

. Número de divisões virtuais da tela (Progressão em PHI):  

     . na altura da tela: 2 eixos.

     . na largura da tela: 2 eixos.

. Moldura: não.

6 – Composição de cores:

. Estilo pictórico: policromático.

. Gama de cores: neutras.

. Estados da cor: suavizada (tom pastel) e misturada.

. Equilíbrio pictórico entre áreas de cores claras e escuras: sim.

. Tonalidades (graus de luminosidade): médias e escuras.

. Superfície dos campos de cor: fosca e opaca.

. Acabamento dos campos de cor: liso e empasto.

. Misturas de cores nos principais campos de cor:

        - mar: Perilene red (1 e 2) + Titanium white (2) + Neutral gray (toque) + Dioxazine    purpure  (toque) + preto 320 (toque)

        - céu: preto 320 (2) + Titanium white (toque) + Neutral gray (toque) + Dioxazine    purpure  (toque) + Perilene red (toque)

        - sol: Dioxazine  purpure  (1) + Titanium white (4) + Neutral gray (toque) + Perilene red (toque) + preto 320 (toque)

        - nuvens: Neutral gray (2) + Titanium white (1 e 2) + Perilene red (toque) + preto 320 (toque) + Dioxazine  purpure  (toque)

        - “morte”: preto 320 (7) + Titanium white (1 e 2) + Neutral gray (1) + Dioxazine    purpure  (1) + Perilene red (1)

        - “sangue”: Perilene red (14) + Titanium white (2) + Neutral gray (toque) + Dioxazine    purpure  (toque) + preto 320 (toque)

         - “luto”: Dioxazine  purpure  (17) + Titanium white (9) + Neutral gray (1) + Perilene red (1) + preto 320 (1)

        - “tristeza”: Neutral gray (17) + Titanium white (7) + Perilene red (1) + preto 320 (1) + Dioxazine  purpure  (1)

7 – Composição de movimento:

. Sonoridade (Movimento induzido): cena sonora (ação: mar).

. Movimento principal dos olhos pela tela: linear através da perspectiva e depois circular em torno das figuras.

. Barreira: não.

8 – Composição de profundidade: perspectiva geométrica.

9 – Composição de iluminação:

. Fonte: artificial.

. Plano de iluminação: frontal.

10 – Imprimação do painel:

. Camadas de imprimação:

     - primeira camada: resina acrílica (aplicada pelo fabricante do painel).

     - camada complementar (aplicada por mim): Basecryl.

. Textura da imprimação: xadrez (horizontal e vertical).

11 – Execução da pintura:

. Local de mistura das tintas: paleta.

. Método de execução da pintura: sequencial de figuras: primeiro as positivas e depois as negativas.

. Técnicas de pintura utilizadas: pincelada chapada (em “X”, vertical, horizontal, curva) pincelada de empasto.

. Sobreposição de tinta: tinta molhada sobre tinta seca.

. Fatura (trabalho de pincel): normal.

. Plasticidade: não.

. Nível de dedicação: maior nas figuras positivas.

. Acabamento dos contornos: nítidos.

. Período de execução:

   . idéia: 22.02.20

   . imprimação da tela (por mim): 14.12.16

   . composição de formas e massas: 22.02.2020 a 27.02.20

   . composição pictórica: 22.02.2020 a 15.04.20

   . desenho (papel): 27.02.20

   . desenho (tela): 01.03.20

   . preparação da tela: lavada na cor cinza (Neutral gray (1) + Titanium White (1)): 29.02.20

   . pintura: 07.04.20 a 18.04.20

. Modificação da pintura: sim (retoques - tinta seca).

12 – Materiais:

. Painel: formato (paisagem), marca (Ideal), dimensões (40 cm - altura x 60 cm - largura), tecido (algodão).

. Imprimação: Basecryl.

. Paleta de tintas acrílicas (marca: Winsor & Newton – linha: Artist’s Acrylic): dioxazine purpure, perylene red e titanium White.     

. Paleta de tintas acrílicas (marca: Liquitex): neutral gray.

. Paleta de tintas acrílicas (marca: Acrilex): preto 320.

. Materiais da pintura acrílica: gloss médium – marca: Galeria – Winsor & Newton.

13 – Instrumentos de pintura:

.  Pincéis:

    - Marca: Marcelo Beauty – s/nº - chato - chanfrado

    - Marca: Tigre – Ref: 486 – nº 10 – chato – sintético

    - Marca: Purclore – Ref: 453 – nº 20 – chato - sintético

. Espátulas:

    - Marca: Van Gogh – nº 1020 – formato triangular

    - Marca: Van Gogh – nº 1001 – formato triangular

. Instrumentos auxiliares: calibrador de misturas de tintas, pincel de madeira e fita crepe.

Santos (BR), 19 de Abril de 2020

Marcos Antonio Moreira Vidinha

Estatísticas


Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0