Sexta-feira, 2017-09-22, 4:29 PM | Bem-vindo Convidado | Registrar-se | Login
RSS

Minhas Pinturas

Registro da pintura

Registro Artístico da Pintura (RAP - 38)

1 – Dados autorais:

1.1 - Título: Resistências.

1.2 - Nº: 38

1.3 - Autor: Marcos Antonio Moreira Vidinha

2 – Informações emocionais:

2.1 - Agradecimento: À Deus pelo milagre da vida e pela paciência que tem comigo.

2.2 - Dedicatória: Dedico esta obra a Joaquim Carneiro de Sousa (meu sogro).

2.3 - Fonte de inspiração: Criação.

2.4 - Atmosfera (cores): Impactante.

2.5 - Possíveis emoções transmitidas: Curiosidade e reflexão.    

2.6 - Emoções sentidas durante a execução da pintura: Tranquilidade, inquietação e  insegurança.

3 – Classificação e estilo:

3.1 - Classificação: Figura geométrica.

3.2 - Estilo de composição: Livre de regras.

3.3 - Estilo pictórico: Policromático.

4 – Composição geral:

4.1 - Conceitos estéticos artísticos: Imaginação.

4.2 - Motivo principal (localização): Não há caracterização de motivo principal.

4.3 - Número de pontos focais (identificação - processo de criação): 1 (Figura central -  elemento de tonalidade clara e cor clara).

4.4. - Plano principal (processo de ênfase): Primeiro plano (único).

4.5 - Contrastes: Tonalidades, cores e linhas.

4.6 - Escala (referencial ótico): Não.

4.7 - Unidade (similaridade): Tonalidades, formas, linhas e pinceladas.

4.8 - Variedade (diversidade): Tonalidades, cores, formas e linhas.

4.9 - Dramatização (impacto): Cores e formas.

4.10 - Manifestação de vida: Implícita.

5 – Composição de formas e de massas:

5.1 - Simetria: Assimétrica.

5.2 - Esquema compositivo geométrico: Elípses.

5.3 - Tipo das formas: Intrigantes.

5.4 - Grau de complexidade dos detalhes: Simples.

5.5 - Equilíbrio de distribuição de massas: Sim.

5.6 - Equilíbrio de formas e de espaços vazios: Sim.

5.7 - Número de divisões virtuais da tela (Progressão em PHI):  

. na altura da tela: 5 eixos.

. na largura da tela: 5 eixos.

5.8 - Moldura: Não.

6 – Composição de cores:

6.1 - Gama de cores: Quentes, frias, terras e suavizadas (tom pastel).

6.2 - Equilíbrio pictórico entre áreas de cores claras e escuras: Não.

6.3 - Valores de tonalidade (graus de luminosidade): 0, 10, 30, 50, 70, 90 e 100.

6.4 - Luminosidade dos campos de cor: Brilhante, fosca e opaca.

6.5 - Acabamento dos campos de cor: Liso.

6.6 - Misturas de cores nos principais campos de cor:

- Camada de fundo: burnt sienna (1) + titanium white (1)

- cor (1) + titanium white (3) + burnt sienna (toque)

- cor (1) + titanium white (5) + burnt sienna (toque)

7 – Composição de movimento: 7.1 - Sonoridade: Cena sonora (ação - implícita).

7.2 - Movimento principal dos olhos pela tela: Não há movimento direcionado.

7.3 - Movimento induzido: Sim (pelas linhas em torno dos elementos).

7.4 - Barreira: Não.

8 – Composição de profundidade: Não tem.

9 – Composição de iluminação: Imaginária.

10 – Imprimação do painel:

10.1 - Camadas de imprimação:

- primeira camada: resina acrílica (aplicada pelo fabricante do painel).

- três camadas complementares (aplicadas por mim): cola branca (1) + água (2); gesso acrílico (1) diluído em solução aquosa (1) + de verniz acrílico brilhante (1).

10.2 - Textura da imprimação: xadrez (horizontal e vertical).

11 – Execução da pintura:

11.1 - Local de mistura das tintas: Paleta.

11.2 - Método de execução da pintura: Sequencial de figuras: primeiro as negativas depois as positivas.

11.3 - Técnicas de pintura utilizadas: Pincelada chapada.

11.4 - Sobreposição de tinta: Tinta molhada sobre tinta seca.

11.5 - Tipo de pinceladas utilizadas: Direcionada (vertical, horizontal, inclinada, curva) e traço.

11.6 - Fatura (trabalho de pincel ou de espátula): Normal e delicada.

11.7 - Plasticidade: Não (pinceladas chapadas).

11.8 - Nível de dedicação (formas positivas e negativas): Maior nas figuras positivas.

11.9 - Acabamento dos contornos: Nítidos.

11.10 - Período de execução:

. idéia: 29.05.16

. imprimação da tela (por mim): 17.11.15 a 18.11.15

. composição de formas e massas: 29.05.16 a 30.10.16

. composição pictórica: 06.08.16 a 01.11.16

. desenho (papel): 05.08.16 a 13.08.16

. desenho (tela): 29.10.16 a 30.10.16

. pintura: 24.10.16 a 04.12.16

11.11 - Modificação da pintura: Sim (retoques - tinta seca).

12 – Materiais:

12.1 - Painel: Formato (paisagem), marca (Ideal), dimensões (40 cm - altura x 60 cm - largura), tecido (algodão).

12.2 - Imprimação: Verniz acrílico brilhante – marca: Corfix, gesso acrílico – marca: Corfix, cola branca – marca: Cascorez extra.

12.3 - Paleta de tintas acrílicas (marca: Winsor & Newton – linha: Artist’s Acrylic): phthalo blue – green shade, ultramarine blue, cobalt blue, dioxazine purpure, cadmium red deep, quinacridone Violet, perylene red, cadmiun Orange, azo yellow médium, yellow iron oxide, phthalo green – blue shade, chromium oxide green, cobalt green deep, titanium white, iridescent white, raw sienna, raw umber, burnt sienna, burnt umber, naphthol red light.     

12.4 - Materiais da pintura acrílica: gloss médium – marca: Galeria – Winsor & Newton.

13 – Instrumentos de pintura:

13.1 - Pincéis:

- Marca: Tigre – Ref: 308 – nº 2/0 – redondo – pelo de marta tropical

- Marca: Tigre  – Ref: 309 – nº 10/0 – redondo – pelo de Kolinsky

- Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 18 – chato – cerda de porco

- Marca: Tigre – Ref: 484 – nº 8 – ovalado  – sintético

13.2 - Instrumentos auxiliares: Calibrador de misturas de tintas.

Santos (BR), 04 de dezembro de 2016

Marcos Antonio Moreira Vidinha

Estatísticas


Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0