Registro Artístico da Pintura (RAP - 44)
1 – Dados autorais:
. Título: Buraco da Minhoca (Wormhole)
. Nº: 44
. Autor: Marcos Antonio Moreira Vidinha
. Ano: 2020
. Dimensões: 40 cm (altura) x 60 cm (largura)
. Local: Santos – Estado de São Paulo - Brasil
. Copy: Representação artística da hipótese científica da existência de um “atalho” no “tecido” do espaço-tempo caracterizado por um “tubo” com pelo menos duas “bocas”.
. Técnica: pintura mista (acrílica / óleo)
2 – Agradecimento e dedicatória:
. Agradecimento: A Deus pelo milagre da vida e pela paciência que tem comigo.
. Dedicatória: Dedico esta obra a Vera Lúcia Moreira Vidinha (minha irmã – ‘In memorian’).
3 – Emoções:
. Emoções objetivadas: surpresa, curiosidade e reflexão.
. Emoções sentidas na execução: tranquilidade, paz e insegurança.
. Atmosfera (cores): estimulante (claro x escuro).
. Conceito artístico: imaginação (quando obriga os sentidos a produzir imagens) e estranhamento (visa chocar a estética tradicional).
4 – Composição geral:
. Fonte de inspiração: criação sobre uma hipótese científica.
. Classificação: paisagem (imaginaria, do universo).
. Estilo de composição: livre de regras.
. Motivo principal: o buraco da minhoca.
. Localização: passagem pelos quatro pontos de ouro.
. Pontos focais: 3
. Identificação: “boca” de entrada do buraco da minhoca; galáxia e a nebulosa principal.
. Processo de criação: dimensão, tonalidade clara, cor clara, contorno nítido, empasto, forma especial.
. Plano principal (processo de ênfase): não tem.
. Contrastes: tonalidades, espessura de tinta, textura e contornos.
. Escala (referencial ótico): não.
. Unidade (similaridade): tonalidades, formas, linhas, pinceladas e marcas de espátula.
. Variedade (diversidade): cores.
. Dramatização (impacto): tonalidades, cores e formas.
. Manifestação de vida: não.
5 – Composição de formas e de massas:
. Simetria: assimétrica.
. Esquema compositivo geométrico: combinação das letras I e U.
. Tipo das formas: intrigantes.
. Grau de complexidade dos detalhes: simples.
. Equilíbrio de distribuição de massas: sim.
. Equilíbrio de formas e de espaços vazios: sim.
. Número de divisões virtuais da tela (Progressão em PHI):
. na altura da tela: 2 eixos.
. na largura da tela: 4 eixos.
. Moldura: não.
6 – Composição de cores:
. Estilo pictórico: policromático.
. Tipo de acorde: não há.
. Gama de cores: frias (preponderantes) e quentes.
. Estados da cor: saturada, suavizada e misturada.
. Equilíbrio pictórico entre áreas de cores claras e escuras: sim.
. Tonalidades (graus de luminosidade): claras, médias, escuras.
. Acabamento dos campos de cor:
. Plano (chapado): esfumado, brilhante e opaco.
. Texturado: empasto.
. Misturas de cores nos principais campos de cor: cadmium red deep (seco) + phthalo green (úmido)
7 – Composição de movimento:
. Sonoridade: cena sonora.
. Movimento induzido: movimento dos corpos celestes.
. Movimento principal dos olhos pela tela: através da linha sinuosa do buraco da minhoca.
. Barreira: não.
8 – Composição de profundidade: pelo desenvolvimento do traçado do buraco da minhoca.
9 – Composição de iluminação:
. Fonte: proveniente dos corpos celestes.
. Plano de iluminação: local (dos corpos celestes).
10 – Selagem, Imprimação e Textura do painel:
. Selagem: executada pelo fabricante do painel.
. Imprimação (duas camadas): cola branca (1) + água (2); gesso acrílico (1) diluído em solução aquosa (1) + de verniz acrílico brilhante (1).
. Textura (imprimação): xadrez (horizontal e vertical).
11 – Execução da pintura:
. Mistura das tintas: paleta.
. Método: Indireto (por camadas).
. Sequencial: de figuras: primeiro as negativas depois as positivas.
. Técnicas: pincelada chapada (em “X”, vertical, horizontal, inclinada, curva), marcas de espátula (empasto), pintura de pontos, esfumado (pincel e dedo), pintura com dedo.
. Camadas: tinta molhada sobre tinta molhada, tinta molhada sobre tinta seca.
. Fatura (trabalho de pincel ou de espátula): normal.
. Plasticidade: sim (empasto efetuado com o dedo).
. Dedicação: maior nas figuras positivas.
. Contornos: nítidos, suavizados e interrompidos.
. Período de execução:
. idéia: 07.08.20
. imprimação da tela: 11.08.20 a 13.08.20
. composição de formas e massas: 07.08.20 a 05.10.20
. composição pictórica: 07.08.20 a 10.10.20
. desenho (papel): 29.08.20
. desenho (tela): 06.10.20
. imprimatura (“queimada”): na cor verde claro (chromium oxide green + totanium White), 15.08.20
. esboço da pintura (Underpainting): Broking in – 07.10.20 a 31.10.20
. pintura (Overpainting): 01.11.20 a 17.11.20
. Modificação da pintura: sim (arrependimentos - tinta úmida; retoques - tinta seca).
12 – Materiais:
. Painel: marca Ideal, formato (paisagem, figura, marinha), dimensões (40 cm - altura x 60 cm - largura), tecido de algodão com aplicação de base acrílica (selante).
OBS: Painel reutilizado, foi usado durante vários anos para realização de testes de misturas de cor e testes de pincelada. Em 2020 instalei madeira de apoio intermediário no chassi (não veio de fábrica) e em agosto/2020 resolvi utilizá-lo para esta pintura.
. Imprimação: verniz acrílico brilhante – marca: Corfix, gesso acrílico – marca: Corfix, cola branca – marca: Cascorez extra.
. Paleta de tintas acrílicas (marca/cor):
. Winsor & Newton (linha: Artist’s Acrylic): dioxazine purpure, quinacridone Violet, perylene red, naphthol red light, azo yellow médium, chromium oxide green e phthalo green – (blue shade), titanium white.
. Sennelier: cyan primaire.
. Liquitex: neutral gray.
. Acrilex: preto 320.
. Paleta de tintas à oleo (marca/cor):
. Winsor & Newton (linha: Artist’s Oil Colour): bright red e winsor green (phthalo).
. Corfix: azul celeste, magenta, sombra queimada e branco de titânio.
. Materiais da pintura acrílica:
. gloss médium: marca: Galeria – Winsor & Newton;
. matt médium: marca: Liquitex;
. gel médium: marca: Corfix;
. retardador de secagem (médium acrílico): marca: Acrilex.
13 – Instrumentos de pintura:
. Pincéis:
. Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 10 – chato – pelo de marta tropical
. Marca: Tigre – Ref: 141 – nº 0 – chato – pelo de marta tropical
. Marca: Tigre – Ref: 181 – nº 4 – chato – orelha de boi
. Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 18 – chato – cerda de porco
. Marca: Tigre – Ref: 484 – nº 8 – ovalado – sintético
. Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 2 – chato – cerda de porco
. Marca: Tigre – Ref: 815 – nº 4 – chato – cerda de porco
. Marca: Tigre – trincha – 38 mm
. Marca: Tigre – trincha nº 520 – 35 mm
. Marca: Tigre – trincha – 60 mm
. Espátulas:
. Marca: Van Gogh – nº 1011 – formato gota
. Marca: Van Gogh – nº 1001 – formato losango
. Instrumentos auxiliares: calibrador de misturas de tintas, pincel de ponta de madeira de ponta e esponja.
Santos (BR), 19 de novembro de 2020
Marcos Antonio Moreira Vidinha